A atitude que faz a diferença

Tomaz Morais, Licenciado em Educação Física e Desporto, é Director Técnico do Grupo Dramático e Sportivo de Cascais; Consultor da International Rugby Board para a elaboração do plano estratégico de sevens; Orador em conferências sobre liderança, motivação, gestão de equipas e comunicação; Professor Universitário  convidado no ISCTE, Universidade Católica, Universidade Medicina e ISPA; Comentador do programa mais futebol do canal TVI24 e Colunista semanal do Jornal a Bola.

Quando pegou na Selecção  Nacional de Rugby em 2001, Portugal ocupava o 30º lugar do ranking mundial a seu comando subiu até à 15ª posição. Pela sua liderança e orientação técnica Portugal venceu pela 1ª vez competições internacionais como o Campeonato da Europa de XV (rugby de quinze), Sete Europeus de Sevens (Rugby de sete), 10ª lugar no Mundial de Sevens em Hong Kong entre 94 equipas participantes e o 1º lugar do Campeonato do Mundo Universitário. Como maior destaque, de toda a sua carreira como treinador, está a participação da Selecção Nacional no campeonato do Mundo de 2007 em Rugby de XV (foi a 1ª selecção totalmente amadora a jogar a fase final com equipas profissionais).

Foi nomeado para melhor treinador Mundial pela Federação Internacional de Rugby (IRB) em 2004 e condecorado pelo Presidente Jorge Sampaio, grau de comendador, com a ordem de mérito em 2005. Em 2006 e 2007 recebeu o Prémio de Melhor Selecção Nacional entregue pelo CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto. Em 2007 recebeu o Marketing Awards, na área de desporto, entregue pela APPM (Associação Portuguesa Profissionais Marketing).

Autor da publicação Compromisso: Nunca Desistir, as vitórias no desporto aplicado às empresas considera que o trabalho e a dedicação são as melhores armas para alcançar o sucesso. Defensor do trabalho em equipa como ferramenta fundamental para o atingir objectivos. Gosta de aproveitar as adversidades e os momentos mais difíceis para fortalecer a sua equipa e provar que ainda se conseguem atingir impossíveis. Para ele o segredo do sucesso parece estar na atitude positiva perante a vida e os desafios que ela coloca.

Apesar de nunca ter sido jogador profissional, foi sempre essa a atitude que Tomaz Morais assumiu perante o rugby, o desporto e a vida.

Partilhar »