Comunicar e interagir

Pôr as pessoas a comunicar e interagir é a melhor forma de dar o pontapé de saída na movimentação necessária à formação de equipas. Trata-se de um livro com conteúdo didático e pedagógico onde os autores, pela experiência adquirida em muitos anos de dedicação ao ensino de jovens quer na vertente escolar quer na vertente lúdica, nos conseguem transmitir com simplicidade exercícios e ferramentas indispensáveis à formação individual e coletiva. Neste compêndio encontramos boas praticas de ativar dinâmicas na procura do outro e na partilha de experiências dentro da informalidade que não põe em causa mas envolve os intervenientes potenciando as capacidades e competências que por vezes se encontram adormecidas dentro de nos. Para as equipas funcionarem é preciso que todos sem exceção queiram fazer parte dela, é imprescindível não deixar ninguém para trás e beneficiar do contributo, iniciativa e pro atividade que cada um tem para dar.

Este um livro muito útil para quem preside, dirige ou anima qualquer reunião, sobretudo nas situações de aprendizagem em equipa onde por vezes é necessário quebrar o gelo inicial proveniente de situações de algum constrangimento entre os participantes. Com ele os autores, pessoas de grande valor e experiência humanitária, elaboraram uma coletânea de exercícios que ajudam a melhorar a vivência em equipa. Cada exercício apresentado tem como finalidade eliminar as barreiras da comunicação; despertar nas pessoas o sentido da solidariedade e da cooperação, que por vezes fica sobreposta pelo individualismo e egoísmo característico das sociedades atuais; procurar uma colaboração efetiva, afastando a frieza, indiferença, agressividade ou mesmo o desejo de domínio; apresentar as pessoas como elas são na realidade, com as suas limitações e com a riqueza das suas habilidades.

Os exercícios lúdicos são a forma por excelência de quebrar obstáculos e dar a conhecer pessoas que por vezes pela sua personalidade mão se evidenciam ou que pela sua função na equipa não surgem tão espontaneamente. Aqui, de uma forma bastante criativa, podemos encontrar uma variedade de alternativas para proporcionar às equipas situações onde todos têm a oportunidade de participar e partilhar vivências que decerto farão a diferença no relacionamento e atitude futura dos seus elementos e da equipa.

Acredito que esta obra nos ajudará a todos no processo ensino-aprendizagem e motivará as pessoas e as organizações para uma abordagem mais humana das suas tarefas e ações diárias.

Data: 12.02.15
Partilhar »