Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Apresentação

A atitude que faz a diferença

Tomaz Morais, Licenciado em Educação Física e Desporto, é Diretor do futebol Formação, do Sporting Clube Portugal; Orador em conferências sobre resiliência, liderança, motivação, gestão de equipas e comunicação; Professor Universitário convidado no ISCTE e formador em vários cursos técnicos da sua área de formação.

Quando pegou na Seleção Nacional de Rugby em 2001, Portugal ocupava o 30º lugar do ranking mundial a seu comando subiu até à 15ª posição. Pela sua liderança e orientação técnica Portugal venceu pela 1ª vez competições internacionais como o Campeonato da Europa de XV (rugby de quinze), Sete Europeus de Sevens (Rugby de sete), 10ª lugar no Mundial de Sevens em Hong Kong entre 94 equipas participantes e o 1º lugar do Campeonato do Mundo Universitário. Como maior destaque, de toda a sua carreira como treinador, está a participação da Seleção Nacional no campeonato do Mundo de 2007 em Rugby de XV (foi a 1ª seleção totalmente amadora a jogar a fase final com equipas profissionais).

Foi nomeado para melhor treinador Mundial pela World Rugby em 2004 e condecorado pelo Presidente Jorge Sampaio, grau de comendador, com a ordem de mérito em 2005. Em 2006 e 2007 recebeu o Prémio de Melhor Seleção Nacional entregue pelo CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto. Em 2007 recebeu o Marketing Awards, na área de desporto, entregue pela APPM (Associação Portuguesa Profissionais Marketing).

Autor da publicação Compromisso: Nunca Desistir, as vitórias no desporto aplicado às empresas. Considera que o trabalho e a dedicação são as melhores armas para alcançar o sucesso. Defensor do trabalho em equipa como ferramenta fundamental para o atingir objectivos. Gosta de aproveitar as adversidades e os momentos mais difíceis para fortalecer a sua equipa e provar que ainda se conseguem atingir impossíveis. Para ele o segredo do sucesso parece estar na atitude positiva perante a vida e os desafios que ela coloca.

Apesar de nunca ter sido jogador profissional, foi sempre essa a atitude que Tomaz Morais assumiu perante o rugby, o desporto e a vida.

« voltar
Partilhar